EDUCAÇÃO INDÍGENA

Objetivos

O curso de pós-graduação em Educação Indígena, tem como objetivo formar profissionais para atuar no desenvolvimento de processos e projetos alternativos de aprendizagem na educação profissional integrada à Educação Indígena.

Com o curso de Educação Indígena, podemos apresentar como foco o conhecimento das teorias e práticas, que têm embasado o ensino da cultura indígena na atualidade. Bem como os referenciais que respaldam as pesquisas científicas na área. Qualificando o especialista para abordar assuntos referentes à prática pedagógica e à produção do conhecimento em consonância ao atendimento legal, a lei nº 11.645, de 2008, que tornou obrigatório o estudo da cultura indígena no ensino fundamental e médio.

 

Público Alvo

A pós-graduação em Educação Indígena, destina-se a graduados em Cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, Letras, Pedagogia e Geografia. Também é recomendado à profissionais que atuam na proteção de bens culturais, na preservação de documentos históricos, patrimoniais, na difusão do turismo sustentável e na promoção da educação intercultural.

 

Carga Horária

Disciplinas

Ch

01

Educação Escolar Indígena: Diversidade Sociocultural Indígena ressignificando a Escola                            

80 h

   

02

Pedagogia da Alternância

80 h

03

Formação de Professores Indígenas: Repensando Trajetórias

80 h

04

Legislação Escolar Indígena

80 h

05

Linguística: Subsídios para a Formação de Professores Indígenas

80 h

06

Cultura Indígena Brasileira

60 h

07

Docência do Ensino Superior

40 h

08

Metodologia Científica

40 h

09

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

40 h

 

Carga Horária Total

580h