EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA

Objetivos

O Curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.

O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

 

Objetivo Geral

Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.

 

Objetivos Específicos

a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.

b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

 

Público Alvo 

O Curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, destina-se a graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores graduados do ensino fundamental e do ensino médio de diversas áreas, Coordenadores, Supervisores e Orientadores Educacionais graduados.

 

Carga Horária

Disciplinas

Ch

01

Aprendizagem, Educação Especial e Neurociência

80 h

02

Deficiência Intelectual e Neurociência

80 h

03

Deficiência Visual e plasticidade Cerebral

80 h

04

Testes e Fundamentos da Psicopedagogia e Neurociência

80 h

05

Comunicação alternativa ou aumentativa

80 h

06

Tecnologias Assistivas

80 h

07

Formação Docente e Neurociência

80 h

08

Docência do Ensino Superior

60 h

09

Metodologia Científica

50 h

10

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

50 h

 

Carga Horária Total

720 h