DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E PSICOMOTRICIDADE

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior e Psicomotricidade, tem como objetivo o estudo do homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. ” (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade). O professor do ensino superior objetiva desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

 

Público Alvo 

O curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior e Psicomotricidade, destina-se a graduados em Psicomotricidade e Pedagogia.

 

Carga Horária

Disciplinas

Ch

01

Ética Geral E Profissional

40 h

02

Metodologia Científica

40 h

03

Direitos Humanos

40 h

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

 

 

Língua Brasileira de Sinais – Libras

Docência do Ensino Superior

Inovações Tecnológicas

As Tic’s Aplicadas no Ensino Superior

Docência e Práticas no Ensino Superior       

Bases Neurológicas do Desenvolvimento de 0 a 10 Anos

Filosofia e Políticas Educacionais

Diagnóstico e Avaliação Psicomotora          

Ludicidade, Psicomotricidade e o Imaginário Infantil

Planejamento Estratégico em Educação

Psicomotricidade e Movimento        

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Carga Horária Total

 

40 h

40 h

40 h

40 h

40 h

60 h

60 h

60 h

60 h

60 h

60 h

40 h

720 h